Antes de mais, dizer que, fotografias coladas ao vidro de uma moldura é uma situação mais comum do que pensa.
As fotografias coladas ao vidro são um problema para a saúde das suas fotografias mais queridas.
Mas estarão elas irremediavelmente perdidas? Não! Na grande maioria das vezes podem ser salvas!
Vejamos então uma das causas e o que podemos fazer.
A CAUSA
Humidade!
As nossas casas são construídas para manter as correntes de ar do lado de fora e o calor lá dentro. Por isso também mantêm a humidade. A confeção de refeições e o tratamento da roupa provocam humidade que fica no ar e…
Numa moldura de vidro, fria, repousa a sua fotografia! E a humidade no ar gosta de se condensar no vidro frio.
O calor relativo da madeira ou do suporte traseiro da moldura contra o frio do vidro faz com que qualquer fotografia, que não esteja numa moldura bem vedada, pode condensar vapor de água no seu interior
Como resultado a humidade amacia a superfície superior dos “papéis fotográficos modernos” e acaba por colar as fotografias ao vidro.
Por esse fato, um das formas de prevenir a entrada da humidade é usar molduras feitas por um moldureiro profissional. E porquê? Porque são vedadas corretamente.
Molduras ready-to-use, são mais económicas é verdade. Mas, normalmente, têm as arestas abertas e o cartão das costas fica muito solto, pelo que facilita a entrada da humidade.
Por isso mesmo, utilize sempre uma moldura feita por um profissional. As suas fotografias mais preciosas merecem.
Se a sua fotografia começar a ficar colada ao vidro, vai começar a ver uma mudança de cor onde a fotografia ficou colada. Ás vezes um “cinzento” em algumas àreas, outras vezes um estranho padrão a formar-se debaixo do vidro.
Igualmente, a luz solar contribui para o problema, fazendo com que estas áreas percam a cor mais rapidamente do que aquelas que não contactam diretamente com a superfície do vidro.
Como resultado, vai ficar com uma fotografia irregular, desbotada e complicada de reparar. Como a da foto que lhe mostramos.
O QUE FAZER PARA SALVAR AS SUAS FOTOGRAFIAS COLADAS AO VIDRO DA MOLDURA
Ainda que a sua primeira reação seja a de tentar retirar a fotografia, NÃO O FAÇA! 99 vezes em 100 ela irá rasgar-se, e por consequência, sairão alguns pedaços e outros ficarão presos ao vidro. Como a que lhe mostramos acima.
Afim de evitar que a fotografia se rasgue e deixe pedaços colados ao vidro, o truque é retirar o vidro da moldura com a fotografia ainda colada. Assim, podermos lidar com a fotografia de uma forma mais controlada.
Comece por Limpar a parte frontal do vidro, e verifique igualmente se existe sujidade ao longo dos bordos onde o vidro foi sustentado pela moldura.
Para a limpar, use um pano macio e sem pelos e sopre (a nossa respiração é quente e vai ajudar a soltar a sujidade, sem danificar mais a sua fotografia).
Ás vezes, a parte de trás do vidro pode também estar suja onde a fotografia não está colada. Mas tenha muito cuidado ao limpar esta zona. Qualquer humidade adicional provocará mais aderência.
Assim, com muito cuidado, limpe esta área com um pano seco e sem pelos. Dobre suavemente a foto para longe do vidro. Tenha muito cuidado para não a rasgar!
Agora a fotografia está limpa e pode ser digitalizada através do vidro de um scanner.
DIGITALIZAR PARA SALVAR (as suas fotografias coladas ao vidro)
No momento de digitalizar a sua fotografia ainda com o vidro, deve ter em atenção alguns detalhes.
Em primeiro lugar, tenha em consideração que vai colocar vidro em cima de vidro. E esse ato tem consequências. A primeira é o de poder riscar o vidro do digitalizador. E a segunda é o aparecimento de um padrão chamado “moire”.
A fim de evitar as consequências que falámos anteriormente, há um truque muito simples!
Coloque quatro triângulos de cartão fino sobre o vidro do digitalizador. Apoie neles o vidro com a sua fotografia, como lhe mostramos na imagem abaixo.
Contudo, este truque vai levantar a imagem, o que em alguns casos, não vai permitir uma digitalização nítida.
Os scanners não profissionais, por exemplos (as impressoras multifunções). Podem não ter áreas de focagem profundas e por isso uma digitalização nítida pode não ser possível.
Por isso, utilizar um scanner profissional pode ser a melhor opção. Estes scanners têm áreas de focagem mais profundas e por essa razão, vão conseguir uma digitalização nítida.
Uma vez digitalizada a imagem, utilizando a técnica de digitalização recomendada, a sua preciosa fotografia pode ser restaurada.
Muito complicado para si?
Fale connosco, estamos aqui para ajudar a resolver esta e outras questões relacionadas com as suas fotografias.