Como digitalizar as suas fotografias antigas para restauro

Quando se trata de uma boa restauração fotográfica, um dos requisitos mais importantes é uma digitalização adequada das suas fotografias. Se aplicar os nossos conselhos, a probabilidade de podermos reparar as suas fotografias antigas, danificadas ou descoloridas é enorme. Mesmo danos pesados, como marcas provocadas pela água ou partes em falta, podem ser reparados.
Existem ajustes que pode facilmente aplicar à sua digitalização para que esta fique com os requisitos necessários para permitir um bom restauro.


Com este artigo, criámos um tutorial em vídeo onde lhe mostramos como configurar o seu scanner e digitalizar as suas fotografias, tanto no MacOS como no Windows 10.

7 COISAS QUE NÃO SE DEVE ESQUECER AO DIGITALIZAR AS FOTOGRAFIAS DANIFICADAS

Mesmo que seja um principiante absoluto, este tutorial irá guiá-lo passo a passo ao longo do processo.

Certifique-se de que o seu scanner está limpo de pó e gordura. Antes de iniciar a digitalização verifique sempre a superfície do vidro do seu scanner. As partículas de pó e as impressões digitais podem criar anomalias ópticas ou mesmo esconder detalhes importantes. Se estiver sujo ou gorduroso, limpe-o, usando um pano de micro-fibra e um detergente de limpeza de vidros. Muito importante! deixe secar muito bem o vidro, antes de colocar a fotografia que vai digitalizar.

Certifique-se de que a sua fotografia está limpa de poeiras”][tm_spacer size=”lg:20″][vc_column_text]O mesmo se aplica à fotografia danificada que se deseja digitalizar. O pó e outras partículas podem esconder informações importantes durante a digitalização da fotografia. Para a limpar, utilize apenas um pincel macio nunca utilize força ou detergente, pois isto pode resultar em danos na emulsão da fotografia.

Certifique-se de que a sua fotografia está a ser totalmente digitalizada. Se estiver a digitalizar várias fotografias ou partes de uma fotografia danificada, certifique-se de que não estão sobrepostas ou a ser parcialmente digitalizadas. Poderá facilmente ver como a sua digitalização irá ficar na secção de pré-visualização.

Procure evitar reflexos durante a digitalização. Se as suas fotografias estiverem embrulhadas (com elásticos), embaladas em caixas, rasgadas, danificadas pelo tempo ou por manuseamento inadequado, ao serem digitalizadas, provocam frequentemente reflexos durante o processo de digitalização. Estes reflexos podem esconder detalhes de partes importantes da fotografia. Há duas maneiras de abordar este problema:

A primeira opção é colocar peso sobre a tampa do seu scanner. Desta forma, a fotografia é pressionada contra o vidro, reduzindo assim a possibilidades da criação dos tão indesejados reflexos.
A segunda opção é a de achatar a fotografia. Pode fazer isso com peso e livros. Basta colocar a sua fotografia danificada entre dois livros bastante pesados e esperar um dia ou dois, para que a fotografia fique o mais plana possível.

Ambas as opções ajudam a minimizar os reflexos durante a
digitalização. Escolha a que for mais conveniente para si.

Para digitalizar em alta resolução, precisamos de alterar o DPI (dots per inch). Isto é feito no software de digitalização.
Para definir o DPI (Dots Per Inch) correcto para o tamanho da imagem que pretende digitalizar meça a sua fotografia e defina o DPI em conformidade, a tabela abaixo vai ajudá-lo:

CENTIMETROSDPI
acima de 25300
20 a 25300
17 a 20400
12 a 15600
7 a 101200
2,5 a 52400

Não defina o seu scanner para a resolução mais alta e pense que isso será bom, não é quão alto você pode digitalizar, mas sim conseguir uma digitalização correcta, e de qualidade para restaurar e mais tarde (se quiser) reproduzir a sua fotografia.

Se precisar de ajuda ou tiver dúvida quanto á resolução adequada contacte-nos e teremos todo o gosto em o ajudar. Escolha digitalizar a cores, mesmo que a fotografia original seja a preto e branco. Entre 8 a 24bit RGB a cores (se o seu scanner permitir fazer esta escolha) é normalmente suficiente, mas se a sua fotografia estiver muito desbotada, configure para 48bit RGB a cores. Estas configurações criam imagens com melhor qualidade e permitem-nos, como serviço profissional de restauração de fotografias, oferecer os melhores resultados. Veja o vídeo abaixo para ver como se faz..

Dê um nome aos seus ficheiros e salve-o. Dê um nome ao ficheiro de imagem com algo que descreva a fotografia que digitalizou. Poderá criar pastas com categorias baseadas no tipo de fotografia, nas pessoas que a integram ou da época em que foram tiradas.

Este é um conselho muito simples mas importante. Assim, assegura que encontrará as suas fotografias sempre que necessitar de as procurar.
Ao salvar a imagem que digitalizou, seleccione ficheiro TIFF (Tagged Image File Format) para evitar qualquer compressão da imagem.

Para tornar as coisas ainda mais fáceis para si, criámos tutoriais em vídeo tanto para MacOSX como para Windows 10.

SE USA WINDOWS

SE USA MAC IOS

Partilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Para ver também

Artigos Relacionados

A MAIOR CÂMERA FOTOGRÁFICA DO MUNDO!

  ASabia que…  A MAIOR CÂMERA FOTOGRÁFICA DO MUNDO Foi construída especialmente para fotografar o luxuoso comboio de passageiros “The Alton Limited? A companhia ferroviária