ASabia que…
A MAIOR CÂMERA FOTOGRÁFICA DO MUNDO
Foi construída especialmente para fotografar o luxuoso comboio de passageiros “The Alton Limited?
A companhia ferroviária Chicago & Alton Railway, queria fazer as maiores fotografias alguma vez feitas do seu comboio de passageiros o The Alton Limited. A estrela da companhia.
Para isso contrataram o fotógrafo George Raymond Lawrence, que inventou a câmara “Mamute, a maior câmera fotográfica do mundo.
A “Mamute” media 4 metros de comprimento e pesava 640Kg e foi construida nos Estados Unidos da América, em 1900, pelo renomado fabricante de lentes J.A.Anderson.
A Mammoth Camera, é este o nome original, custou 5.000 dólares, (uma pequena fortuna para a época).
Os negativos usados pela “Mamute” mediam 1.35m x 2.40m e a câmera tinha de ser transportada num vagão especial. Para a mover e operar eram necessários 15 homens .
A câmera era tão grande que a sua limpeza podia ser feita por um funcionário no interior da mesma.
A MAIOR FOTOGRAFIA DO MUNDO – TIRADA PELA MAIOR CÂMERA FOTOGRÁFICA DO MUNDO
Tendo sido construída apenas uma placa de negativo, o inventivo fotógrafo teve apenas uma única oportunidade para fotografar. Oportunidade essa bem sucedida.
A revelação da cópia que media 1.35 x 2.40m, necessitou, além de papel especialmente feito para o efeito de 45 litros de soluções químicas.
Três enormes cópias foram expostas com grande êxito na Exposição Universal de Paris de 1900 e, George Raymond Lawrence recebeu o Grande Prémio Mundial para a Excelência Fotográfica.
Mas, os juízes chegaram a pensar que a fotografia devia ser falsa, porque para eles, era inconcebível uma câmera de tais dimensões e capaz de produzir tal fotografia.
Tudo ficou esclarecido quando o Cônsul francês em Nova Iorque se deslocou a Chicago e verificou a existência e funcionalidade da colossal “Mamute”.
A fotografia foi, claro está, reproduzida nos folhetos publicitários da companhia ferroviária Chicago & Alton Railway, e anunciava: “The largest photograph in the World of the handsomest train in the World.”